O Phelcom Eyer é um dos vencedores do renomado World Summit Awards (WSA) 2020, na categoria Health & Well-Being. A premiação global reconhece a inovação digital local que contribui para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) das Nações Unidas. Ao todo, 40 soluções, de 26 países, foram contempladas nessa edição.

“Estamos honrados em receber um prêmio tão importante. Tal reconhecimento representa que os nossos valores e esforços para mudar a realidade da saúde visual no mundo estão alinhados com os objetivos de outras pessoas e instituições, como a ONU e o WSA”, afirma o CEO da Phelcom Technologies, José Augusto Stuchi.

Tecnologias modernas combinadas com uma causa social e conteúdos inteligentes não só resolvem problemas, como aumentam a igualdade, o acesso à informação e a inclusão. “Os desafios deste ano mostram, mais do que nunca, o quanto os meios digitais podem oferecer progresso e soluções. Os vencedores do WSA 2020 apresentam uma maravilhosa vitrine de inovação e empreendedorismo impulsionados por propósitos”, ressalta o presidente do WSA, Peter A. Bruck.

Stuchi explica que o objetivo do desenvolvimento do Eyer é mudar a realidade da saúde ocular no mundo todo. Atualmente, 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Podemos causar grande impacto com nossa solução, pois temos um apelo social muito grande para essa realidade mundial. Receber uma premiação de uma instituição renomada e do porte do WSA, que está ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, é algo que nos alegra porque mostra que estamos alinhados às instituições que temos como espelho. Além disso, confirma a importância e impacto que nossa solução pode causar no mundo”, reforça.

 

Seleção

 

Para participar da premiação, a Phelcom inscreveu o Eyer na etapa brasileira na categoria Health & Well-Being. Ao todo, são oito categorias e um vencedor em cada. Em agosto, a startup venceu a seleção local e se classificou para a fase mundial, em que são cinco vencedores por categoria. “Os concorrente são avaliados por um júri internacional em termos de sustentabilidade, objetivo, requintes técnicos e estratégicos”, conta Bruck.

A Phelcom será homenageada no WSA Global Congress, que ocorre de 22 a 24 de março de 2021, completamente virtual.

 

Phelcom Eyer

 

O Phelcom Eyer é o primeiro smartdevice do mercado que permite a realização de exames do fundo do olho rapidamente e com armazenamento em nuvem.

O aparelho funciona acoplado a um smartphone e não é midriático. Tem a mesma qualidade de um retinógrafo de mesa. A portabilidade permite que o equipamento seja transportado facilmente para mutirões e atendimentos em diferentes locais.

Por ser integrado à nuvem, disponibiliza automaticamente os dados na plataforma on-line EyerCloud. Dessa forma, possibilita que o diagnóstico seja feito por um médico localizado em qualquer lugar do mundo.

O Eyer visa auxiliar no combate à deficiência visual e cegueira mundial, que atingem 2,2 bilhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Destes, 1 bilhão de casos seriam evitáveis ou passíveis de correção. Ou seja, ocorreram por falta de acesso aos cuidados necessários, como exames e tratamentos.

 

Sobre o WSA

 

O WSA foi fundado em 2003 pela Áustria no âmbito do UN World Summit on Information Society. A iniciativa global reconhece o conteúdo digital local contribuindo para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) das Nações Unidas.

O WSA atinge empresários digitais em 182 países de todo o mundo e fornece uma plataforma única para todos os interessados na inovação digital orientada por objetivos. Através de estreita cooperação com as agências das Nações Unidas e alinhamento estratégico com os ODSs da ONU, o WSA é um selo de qualidade mundialmente reconhecido para a inovação digital.