O Telegram é um aplicativo gratuito de mensagem instantânea similar ao WhatsApp. Porém, possui uma série de funcionalidades bastante úteis para diversos profissionais. Inclusive, para médicos.

Além de ser uma fonte de tráfego, garante a segurança e privacidade dos dados. O seu principal diferencial é o enquadramento na Regularização Geral de Proteção de Dados (GDPR), conjunto de regulações da União Europeia. Para você ter uma ideia, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é baseada na GDPR.

Por outro lado, o WhatsApp passou a compartilhar dados com o Facebook, proprietário do aplicativo. O que fez o Telegram ganhar ainda mais espaço neste ano.

Em seguida, conheça mais a ferramenta e as principais vantagens do Telegram para médicos.

 

Diferenciais do Telegram

 

 

Sem dúvida, o principal diferencial do Telegram é a segurança das informações. A tecnologia é criptografada utilizando a combinação simétrica AES de 256-bits, RSA 2048-bit e troca de chaves seguras Diffie–Hellman.

Outra vantagem é não fornecer seus dados para terceiros. Em seguida, conheça as funcionalidades do aplicativo:

  • Acesso às mensagens em todos os seus dispositivos ao mesmo tempo: celulares, tablets e computadores. Por exemplo, é possível começar a escrever em um dispositivo e terminar a mensagem em outro;
  • Envio de mídias e arquivos de até 2GB, de qualquer tipo. O histórico é armazenado em nuvem, o que garante mais segurança e espaço no dispositivo;
  • Grupos de conversa com até 200 mil integrantes;
  • Em grupos com mais de 500 membros, você tem acesso aos conteúdos mais populares, dias e horários com mais engajamento, crescimento diário, total de mensagens enviadas e outros dados para avaliação;
  • Canais de transmissão com audiência ilimitada;
  • Definição de bots para tarefas específicas utilizando a API do app. Por exemplo, programar para enviar bom dia nos grupos;
  • Ferramentas de edição de fotos e vídeos, stickers e emojis animados;
  • Exclusão de mensagens enviadas ou recebidas para ambos os lados, a qualquer momento e sem rastros;
  • Edição de mensagens já enviadas;
  • Uso de hashtags (#) que concentram todas as informações relacionadas ao assunto enviado no grupo;
  • Sem uso de dados para mostrar anúncios;
  • Chats Secretos: as mensagens podem ser programadas para se autodestruírem nos dois dispositivos;
  • Leitura das mensagens anteriores à entrada no grupo;
  • Mesmo com tantas funcionalidades, a interface é limpa e simples de usar.

 

Telegram x WhatsApp

 

De tudo o que o Telegram oferece, o WhatsApp não possui:

  • Acesso de diferentes dispositivos simultaneamente;
  • Uso no computador sem precisar conectar pelo celular;
  • Envio de arquivos maiores de 17MB;
  • Exclusão da mensagem sem aviso;
  • Possibilidade de editar a mensagem já enviada;
  • Ver as mensagens do grupo antes de entrar nele;
  • Nome de usuário, em que não é preciso enviar o número do celular.

De fato, a única desvantagem do Telegram é ainda possuir menos usuários em relação ao WhatsApp.

 

Telegram para médicos: vantagens

 

telegram para médicos

Foto: Freepik

 

Inicialmente, o Telegram não foi projetado para ser utilizado no mundo dos negócios. Mas, conforme a adesão profissional aumentava, a tecnologia investiu para tornar-se uma ferramenta cada vez mais útil para as empresas.

Neste sentido, o uso do Telegram por médicos, consultórios e clínicas também é vantajoso. Por exemplo, é possível fortalecer o relacionamento com os pacientes. Além de enviar lembretes de consultas e felicitações em datas especiais (aniversário, Natal, Ano Novo etc), é possível criar uma rede de transmissão ou um grupo para compartilhar conteúdo do qual é especialista.

Assim, você constrói autoridade no assunto e torna-se referência na sua área de atuação.

É possível também usar a ferramenta para rápidas pesquisas de satisfação. Por meio de enquetes, pode perguntar se o tempo de espera é aceitável, se a sala é confortável, se gostou do atendimento e se foi fácil agendar a consulta, dentre outras questões.

Para isso, é só entrar no grupo, clicar no ícone de clips de papel, escolher “Enquete” e colocar as perguntas que desejar.

Em relação aos bots, você pode criar um programa de autoatendimento que funcione 24 horas por dia. Nele, os pacientes podem tirar dúvidas rápidas e agendar consultas. Para isso, é necessário saber o mínimo de programação ou assistir aos tutoriais do Telegram.

 

Chat Secreto

 

Com certeza, uma das funcionalidades que mais chamam atenção do Telegram para médicos é o Chat Secreto. Nele, é possível enviar mensagens e as autodestruir depois de lidas, nos dois dispositivos. Aliás, dá para programar o período após o envio em que a mensagem deve ser apagada.

Como todo o processo é criptografado e essa função não fica armazenada em nuvem, nem a equipe do Telegram consegue decifrar. Além disso, o app também avisa quando tiram print da conversa.

Você pode usar essa opção para conversas delicadas ou confidenciais com seus pacientes, garantindo a segurança de dados dele.

 

Conclusão

 

Gostou das funções do Telegram para médicos? A ferramenta está disponível nas lojas on-line e é possível criar uma conta comercial.

De fato, atualmente há diversos aplicativos similares ao WhatsApp. Inclusive, voltados para a comunicação entre médicos, como o WeDoc. Porém, o Telegram ainda é o que possui mais funcionalidades úteis para o dia a dia.

 

Revisado por Paulo Schor, médico oftalmologista, professor livre docente e diretor de inovação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e colaborador da Faculdade de Medicina do Hospital Albert Einstein.

 

Acompanhe o blog da Phelcom e fique por dentro das principais novidades em tecnologia na saúde.

 

Inscreva-se