Hoje em dia, é muito importante que o pagamento da consulta e de exames seja realizado de forma mais rápida e com o maior cuidado possível. Como exemplo, nós temos as lojas da Apple, em que esse processo é feito rapidamente.

Além disso, diversificar os meios de pagamento é uma forma de melhorar a jornada do paciente dentro do consultório. Mais do que dinheiro, cheque ou cartão, há outras opções de pagamento on-line para médicos, como PIX e links gerados por sistemas de gestão.

Sem dúvida, os pagamentos digitais são uma evolução natural em um mundo cada vez mais conectado. Além disso, ajudam muito no recebimento de teleconsultas, por exemplo, e na melhora da inadimplência.

Em seguida, conheça quatro opções de pagamento on-line para médicos e os benefícios.

 

1.       PIX

 

Sem dúvida, o PIX revolucionou os meios de pagamento. Para receber e transferir valores da sua conta bancária, é necessário cadastrar a chave PIX, que pode ser o CPF/CNPJ, telefone celular, e-mail, agência e conta ou um código aleatório criado pelo sistema. Você escolhe.

O novo sistema de pagamento instantâneo é fácil, prático e permite transferir valores em segundos, em qualquer dia e horário da semana. Além disso, as taxas são bem mais baixas.

Com isso, é uma ótima ferramenta para recebimento. Inclusive, nas teleconsultas. É só cadastrar a chave PIX do consultório no banco, que pode ser um celular, CNPJ ou e-mail. E, depois, fornecer o código ao paciente.

 

pagamento on-line para médicos

 

2.      Links

 

Esse meio de pagamento também é simples e seguro. Você pode gerar links e enviar ao paciente por WhatsApp, SMS ou e-mail. Para isso, é interessante contar com sistemas de gestão médica que ofereçam essa ferramenta. Assim, todo o fluxo de emissão e recebimento fica registrado em um único lugar, o que facilita a gestão financeira da clínica.

Além de não precisar cobrá-lo no consultório, você oferece mais praticidade ao permitir o pagamento on-line.

 

3.      Boleto

 

pagamento on-line para médicos

Foto: Freepik

 

O boleto bancário é bem simples. A principal vantagem desse meio é a compensação mais rápida em relação ao cartão de crédito, por exemplo. Para utilizá-lo, você pode gerar boletos para depósito em conta ou contratar um serviço de geração de boletos, dependente do banco e da quantidade que precisa por mês.

Outra vantagem é que você pode terceirizar a cobrança pelo pagamento do boleto. Há empresas especialistas nesta área que atuam na recuperação de boletos vencidos e também na gestão de recebimentos dos boletos gerados.

 

4.      QR Code e mobile payment

 

Sem dúvida, o PIX e os links são formas de pagamento digitais muito mais práticas. Entretanto, há outras opções que devem ganhar mercado nos próximos anos.

Como o QR Code, que funciona como uma espécie de código de barras. Possui o formato quadricular e é lido pela câmera do celular. Atualmente, é mais utilizado em restaurantes e para acessar informações das empresas. Já o mobile payment é o pagamento pelo celular com cartões virtuais ou aplicativos.

 

Conclusão

 

De fato, um dos principais benefícios do pagamento on-line para médicos é a organização dos recebimentos em um único local, como PIX ou sistemas de gestão. Isso facilita a gestão financeira do negócio.

Já diversificar os meios de pagamento diminui a possibilidade de ser remunerado por cheque, que possui uma alta taxa de inadimplência, e por dinheiro. Aliás, o paciente não precisar ir ao banco sacar o dinheiro só para a consulta já é uma grande vantagem para ele. E isso aumenta a sua fidelização.

Claro que não é necessário aceitar todas as formas de pagamento em seu consultório. Porém, ao disponibilizar as opções assertivas, a tendência é de aumento nos lucros e de fidelização dos pacientes.

 

Revisado por Paulo Schor, médico oftalmologista, professor livre docente e diretor de inovação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e colaborador da Faculdade de Medicina do Hospital Albert Einstein.

 

Acompanhe o blog da Phelcom e fique por dentro das principais novidades sobre gestão de consultórios e clínicas médicas.

 

Inscreva-se