As mídias sociais exercem papel valioso no relacionamento com o público. Isso porque quase todo mundo tem perfil em pelo menos uma das principais plataformas: Facebook, Instagram e LinkedIn. Inclusive, o seu paciente.

Dessa forma, as redes sociais oferecem enorme potencial para atrair e engajar o seu público-alvo. Para isso, é fundamental investir na produção de conteúdo relevante para aumentar, cada vez mais, a sua autoridade na área.

E, para isso, você não precisa transformar-se em um perfil. Pelo contrário: é só demonstrar quem realmente é. A diferença aqui é que mais gente conhecerá o seu trabalho.

Para ajudá-lo a planejar a estratégia de conteúdo nas principais plataformas do momento, nós iniciamos uma série em nosso blog. O primeiro artigo abordou Facebook para médicos.

Neste, vamos falar sobre Instagram para médicos, com 11 dicas práticas de conteúdo e 3 dicas extras de ferramentas. Confira!

 

Instagram para médicos

 

O Instagram é a terceira rede social com mais usuários no mundo todo: 1,2 bilhões. Só perde para o Facebook e YouTube, respectivamente.

Por aqui, além do conteúdo, o visual tem muita importância. Então, aposte em fotos e vídeos de boa qualidade.

A plataforma surgiu em 2010 para compartilhamento gratuito de fotos e cresceu rapidamente. Entretanto, o CEO Adam Mosseri anunciou recentemente que o Instagram não será mais baseado em fotos, mas em entretenimento geral. Uma das principais mudanças será o investimento maior em vídeos, como as funcionalidades Reels e IGTV, e em novas ferramentas para Stories.

Sem dúvida, essas transformações devem fazer valer ainda mais a pena investir em uma página profissional na rede. Em seguida, veja as dicas de conteúdo para usar no Instagram:

 

1) Escute seus pacientes

 

Antes de tudo, escute seus pacientes. Ouvir as dúvidas e dores deles é um ótimo começo para iniciar o planejamento de conteúdo. Você pode também investigar quais são os problemas de saúde mais comuns no seu consultório. Em seguida, identifique quais informações pode ajudar a resolvê-los e transforme em conteúdo de valor.

Depois, você pode tirar essas dúvidas em uma live. O legal desse formato é que as pessoas também podem interagir ao vivo, enviando mais perguntas, o que aumenta a proximidade com o seu público-alvo.

 

2) Consulte a rede

 

Instagram para médicos

Foto: Freepik

 

O Instagram mostra para você assuntos relacionados com a página e que podem ser de interesse de seus pacientes. Isso ocorre na funcionalidade “lupa”. Com toda a certeza, é importante saber quais informações da sua área as pessoas estão se interessando.

 

3) Explique sobre procedimentos médicos

 

Seu público não sabe muito sobre os procedimentos médicos que você conhece e utiliza no dia a dia? Então, vale a pena explicar em sua página quando determinado procedimento é indicado, o que avalia, quais cuidados devem adotar antes e depois, quais especialistas são indicados para a realização do procedimento, dentre outras questões.

 

4) Informações úteis para o dia a dia do seu paciente

 

Por exemplo, você pode divulgar o início de uma campanha de vacinação na cidade. Com a atual pandemia, outra ideia é fornecer conteúdo que o ajude na prevenção ao coronavírus, como os tipos de máscaras mais recomendadas e o período de troca correto.

 

5)  Novidades da sua área de atuação

 

Após ler novos estudos e pesquisas da sua especialidade, divulgue. Para isso, lembre-se de utilizar linguagem acessível e sempre cite a fonte. Além de manter seus seguidores bem informados, isso demonstra que você é um médico antenado.

 

6) Você sabia?

 

Uma campanha com curiosidades do seu campo de atuação pode atrair e informar bastante gente. O “Você sabia?” pode ser feito com textos curtos e informações como novidades da área, dados históricos, dicas de prevenção e tratamentos inovadores.

 

7)      Participação em eventos médicos

 

Quando participar de congressos, simpósios e demais cursos de atualização, mostre ao seu público que você está em busca de atualização. Compartilhe em suas páginas, mesmo que os eventos sejam apenas on-line neste momento.

 

8) Divulgue sua rotina profissional

 

Instagram para médicos

 

Os pacientes querem conhecer mais sobre você e sua clínica. Então, mostre os bastidores do dia a dia, como um pouquinho da vida particular e os funcionários. Para trabalhar essas informações, use a ferramenta Stories, em que a duração da postagem é de 24 horas. Nela, você pode ser mais leve e informal.

 

9)      Comente notícias

 

Ao ler notícias, você pode aproveitar o gancho para dar sua opinião ou aprofundar os assuntos apresentados com postagens explicativas. Entretanto, fique atendo à ética médica e embasamento científico. Desse modo, pode até citar as referências bibliográficas.

  

10)  Hábitos saudáveis

 

Com toda a certeza, o Instagram para médicos é uma ótima ferramenta também para motivar hábitos saudáveis. Você pode alertar sobre métodos milagrosos, orientar como aderir corretamente e mais rapidamente determinadas práticas, riscos de hábitos ruins para a saúde, dentre outros.

 

11)  Datas comemorativas e campanhas de prevenção

 

Sem dúvida, as datas comemorativas e campanhas amplas de prevenção são ótimos momentos para você demonstrar todo seu conhecimento e autoridade na sua especialização. Então, planeje posts no Dia Mundial da Saúde, Outubro Rosa, Novembro Azul etc.

 

Instagram para médicos: dicas extras

 

Instagram para médicos

 

1)      Use hashtags

 

As hashtags também são fundamentais nessa plataforma. Com elas, você se posiciona e aumenta as visualizações dos posts ao indicar especialidade, tratamentos, procedimentos etc. Assim, qualquer usuário que clicar nessa tag vai ver seu post em meio aos outros que estão marcados com ela.

 

2)      Invista em diferentes formatos de comunicação

 

De fato, você pode diversificar os formatos de comunicação na sua página, como imagens e vídeos. A vantagem do Instagram são as ferramentas IGTV, Reels e Stories.

O IGTV exibe vídeos imersivos e longos. Não têm o limite de um minuto do feed e ocupa a tela inteira. Ideal para assuntos mais profundos.

Já o Reels, a nova febre do Instagram, trabalha com vídeos curtos e divertidos. É possível gravar e editar vídeos com vários clipes de 15 segundos com áudio, efeitos e novas ferramentas de criação. Apesar de medicina ser algo sério, é possível se comunicar com o seu paciente de uma forma leve e educativa por meio dessa nova funcionalidade.

E, por fim, há o Stories. Com duração de apenas 24 horas, essa ferramenta é muito utilizada pelo público. Nela, você pode trabalhar conteúdos mais leves e informais, como compartilhar momentos do dia a dia.

Também há recursos que ajudam na interação com o seguidor e, consequentemente, no aumento de engajamento da página. Como exemplo, caixa de perguntas, enquetes, GIFs e filtros.

Porém, respeite sempre à sua vontade. Não tem muita intimidade com a câmera para gravar vídeos e lives? Opte por imagens, por exemplo. Sem dúvida, você também atingirá bons resultados bons sem precisar se expor tanto.

 

3)      Faça lives

 

Mas, se você fica à vontade em frente à câmera, aproveite para fazer lives. É muito simples e fácil entrar ao vivo pela sua página no Instagram. Basta um smartphone, uma conta na rede social e boa conexão de internet. Só isso.

Nas lives, você pode aprofundar conteúdos relevantes e a sua audiência pode te acompanhar em tempo real, tirando dúvidas e interagindo com você. E, depois de finalizá-las, você pode salvar e compartilhar no seu feed.

 

Instagram para médicos – Código de Ética Médica

 

Atenção: antes de começar as publicações, é fundamental conhecer as normas sobre marketing médico regulamentadas pelo Código de Ética Médico e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Neste artigo, explicamos tudo sobre o que pode e não pode na publicidade para médicos.

 

Revisado por Paulo Schor, médico oftalmologista, professor livre docente e diretor de inovação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e colaborador da Faculdade de Medicina do Hospital Albert Einstein.

 

Acompanhe o blog da Phelcom e fique por dentro das principais novidades em Instagram para médicos.

 

Inscreva-se