Você já ouviu falar sobre as vantagens do Clubhouse para médicos? Uma das mais novas redes sociais do momento tem se destacado devido aos conteúdos de qualidade compartilhados por profissionais referências na área de saúde.

Um dos grandes diferenciais da nova plataforma é o uso exclusivo de áudio. Como tudo acontece em tempo real, em salas criadas pelos próprios usuários, muitos conteúdos riquíssimos só são encontrados por lá.

Em seguida, conheça mais sobre o Clubhouse, os benefícios e 5 clubes imperdíveis para médicos.

 

Clubhouse – como funciona

 

O Clubhouse é uma rede social baseada em chats de voz. As conversas acontecem em salas criadas – os clubes – pelos membros de acordo com seus interesses em comum, de maneira mais informal, mesmo sobre assuntos importantes.

Os chats sempre acontecem ao vivo. Para mediar as discussões, há os “speakers”, usuários que podem falar durante o bate papo, e os “listeners”, que apenas podem ouvir a conversa. É possível pedir para falar aos moderadores do grupo, que podem aceitar ou não a solicitação.

No final do chat, os clubes não ficam mais acessíveis. Qualquer membro pode criar novas salas, privadas ou públicas, e convidar participantes. Também dá para criar um evento, disponibilizando data, hora e descrição do conteúdo.

A audiência de cada sala é medida conforme o número de integrantes, participação de especialistas renomados, interações espontâneas e troca de experiências genuínas. Ou seja, o conteúdo é rei para atrair os membros, ainda mais quando não há recursos como fotos e vídeos.

Desse modo, o Clubhouse oferece um conjunto de discussões em áudio, podcasts e chamadas ao vivo. As salas criadas são sugeridas aos membros segundo os interesses selecionados por ele no momento em que cria o perfil.

Porém, só é possível entrar na rede social por meio de convite, o que torna o aplicativo ainda mais exclusivo. Outro “empecilho” até há alguns meses era a disponibilidade apenas para iPhone (iOS). Agora, desde maio, usuários Android também podem baixar o app.

 

Clubhouse para médicos – vantagens

 

De fato, o Clubhouse oferece diferenciais não apenas para médicos, mas profissionais de diversas áreas. Por exemplo, o conteúdo exclusivamente em áudio e ao vivo torna a comunicação mais natural, com respostas espontâneas e assertivas. Também é uma grande vantagem para aqueles que não gostam de gravar vídeos.

Um dos benefícios apontados por diversos médicos é estar em contato e trocar informações com amigos da faculdade, colegas da área e especialistas renomados. Outra vantagem é poder compartilhar conhecimento e tornar-se referência em sua área de atuação, fortalecendo sua autoridade e credibilidade não apenas entre os companheiros de profissão, mas para potenciais clientes.

Isso porque o Clubhouse para médicos pode ser utilizado para criar e fortalecer relacionamentos profissionais e também para marketing médico.

 

Clubhouse para médicos – salas

 

Clubhouse para médicos

Foto: Freepik

 

Selecionamos 5 salas imperdíveis voltadas para médicos no Clubhouse. Confira:

 

1.      Saúde Digital em Debate

 

Dentre os principais assuntos abordados no Saúde Digital em Debate estão telemedicina, teleconsulta, Big Data, aprendizado de máquina, inteligência artificial, realidade virtual e estratégias de saúde digital, inclusive no SUS.

O objetivo do clube é compartilhar experiências e fazer networking.

 

2.      Saúde 5.0

 

Voltada para empreendedorismo na área de saúde, o Saúde 5.0 aborda temas como healthtechs, startups, marketing, gestão, inovação, negócios, tecnologia, carreira etc. Possui membros de empresas, executivos, líderes e empreendedores que atuam na saúde brasileira.

A sala é aberta para todos falarem nas conferências. A ideia é levar cada vez mais casos reais inspiradores para o debate.

 

3.      Academia Médica

 

A Academia Médica também tem uma sala no Clubhouse. O grupo discute sobre carreira, pesquisas, estudos e desenvolvimento pessoal de profissionais da saúde. Atualmente, possui 1,2 mil membros.

Dentre suas políticas, estão o compartilhamento da informação de forma idônea, baseada em aplicações práticas da ciência, genuinamente buscando melhorar a qualidade das ciências médicas como um todo.

 

4.      Marketing Médico

 

O clube Marketing Médico é destinado para médicos que desejam crescer no digital. O objetivo é buscar, juntos, a melhor forma de fazer marketing digital médico com ética e resultado.

 

5.      Medicina Brasil

 

Já o clube Medicina Brasil reúne médicos e estudantes de medicina do país. Nele, é possível abrir salas para falar sobre as especialidades, discutir casos clínicos, buscar conexão com outros profissionais e compartilhar conhecimento.

Dentre suas políticas, estão a obrigatoriedade de todos os membros terem uma descrição completa sobre suas competências e não criar salas não relacionadas à medicina.

 

6.      MEDTECH

 

O clube MEDTECH é um dos maiores e mais antigos na área de saúde no Clubhouse. Os fundadores da comunidade realizam eventos independentes sobre diversos assuntos, como Healhtech, biotecnologia, saúde digital, capital de risco, dentre outros.

A sala conta com mais de 90 mil membros de vários países.

 

Revisado por Paulo Schor, médico oftalmologista, professor livre docente e diretor de inovação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e colaborador da Faculdade de Medicina do Hospital Albert Einstein.

 

Acompanhe o blog da Phelcom e fique por dentro das principais novidades sobre redes sociais para médicos!

 

Inscreva-se